Reinaldo

E agora FHC? Empreiteiras Delatoras dizem que cartel começou com FH

Em acordo de leniência firmado, nesta sexta-feira, com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Setal Engenharia e SOG Óleo e Gás afirmam que a formação do cartel das empreiteiras começou no fim dos anos 90, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Segundo as delatoras, as ações do cartel tornaram-se mais frequentes e estáveis a partir de 2003 e 2004, estendendo-se até o início de 2012. 

Nesse período, as empreiteiras fixaram preços e dividirem mercado entre os concorrentes nas licitações públicas.

As participantes do cartel seriam: Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Odebrecht, Mendes Junior, MPE Montagens e Projetos Especiais, Promon Setal/SOG Óleo e Gás, Techint, UTC Engenharia, OAS, Engevix, Galvão Engenharia, GDK, Iesa Óleo e Gás, Queiroz Galvão e Skanska Brasil.

“Essas condutas foram viabilizadas, principalmente, por reuniões presenciais, contatos telefônicos e SMS entre os representantes das empresas, voltados a supressão, redução de competitividade nas licitações, contratações realizadas pela Petrobras nas obras de montagem industrial onshore (produção em terra), com prévio acerto do vencedor, preços apresentados, condições, divisões de lotes, abstenções, propostas de cobertura, entre outros”, afirmam em documento.
Delatoras dizem que cartel começou com FH - Monitor Mercantil


Comentários

Motorista

Questão